sábado, 30 de agosto de 2008

Apresentação do Filme Logos Produções

No período de Março à Junho trabalhamos no projeto e desenvolvimento do Filme Logos produções que foi proposto pelo professor Daniel Osmar Perez. Esse veio ser apresentado no meio Acadêmico, em Julho e após começamos a trabalhar na redução da produção para 30 minutos, pois deveríamos transmitir aos jovens da sociedade. Com isso, escolhemos um grupo de jovem para realizar o trabalho.
Nome do Grupo: Jovens Organizados Vivendo a Esperança de Nosso Senhor
Dia: 29-08-2008
Local: Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Endereço: Rua: Omílio Monteiro Soares, 847
Vila Fanny

Estivemos presente no grupo com cerca de 20 pessoas, pois dentro dessas somente três já tiveram filosofia, sendo assim o grupo não fluiu como as nossas expectativas, mas no âmbito em geral tivemos um grande retorno.

A graduanda Geovana Alves de Freitas deu início à nossa apresentação, explicando um pouco quem era o nosso grupo, qual o nosso objetivo e como transcorreria o nosso tempo.
Na sequência a graduanda Gisele Noguchi fez uma explanação sobre: O que é filosofia?, Porque ela surgiu? e Quais são as suas divisões na linha do tempo. A mesma também relatou sobre os filósofos explícitos no filme como: Henrique Dussel; Michel Foucault; Freud e Spinoza.
O Graduando Thiago Palmeira

expôs sobre a Sinopse do filme de 60 minutos, no qual nós diminuímos para 30minutos, pois entendemos que seria de melhor compreendimento para o público não integrado dentro do mundo acadêmico de filosofia.
Feito essa breve apresentação, o filme foi exibido, mas percebemos que os jovens se dispersaram quando os professores entrevistados falavam, porém diferente de quando viam as imagens, músicas e quando nós integrantes do grupo falávamos, o público prendia mais sua atenção.
Após, o Graduando Raphael Eduardo Correajunto com a Graduanda Renata Vetroni desempenharam o papel de moderadores a partir de perguntas relacionadas aos temas do Filme (O Ser em Busca da Cura dos Males que o Assolam).
Analisamos que foi muito proveituoso essa oportunidade que tivemos de apresentar a nossa produção. Percebemos que tivemos uma falha na parte da Didática, porque não conseguimos fazer com que todos os jovens se expressem com naturalidade, somente três que já tem um grau de formação acadêmica e social mais elevada.
Faremos a próxima apresentação no dia 01 de Setembro de 2008 na Escola Estadual Nilson Ribas no Bairro Seminário.
Na Bela noite de Segunda-feira nos encontramos no Colégio Estadual Nilson Baptista Ribas.
Rua: Jaime Veiga, 472
Bairro: Seminário

Estávamos com um pouco de medo, em relação à turma, pois tudo o que é novo nos assombra, mas, como já nos aprofundamos sobre as emoções conseguimos lidar com mais tranqüilidade o sentimento do medo e transformá-lo numa grande alegria de conquista e vitória pelo grande esforço e dedicação do primeiro semestre. Porém, tudo valeu tanto a pena, que no final completamos com um delicioso rodízio de pizza.
Diante dos medos e alegrias, o Colégio que conta com três salas no período noturno nos acolheu muito bem, com isso, nos sentimos mais confortáveis para realizar o nosso trabalho.
O procedimento dos integrantes do filme ocorreu como no primeiro encontro com o grupo JOVENS, mas a repercussão foi muito diferente. Os alunos na sua maioria prestaram bastante atenção no filme e no término desse, começamos a fazer perguntas para todos os alunos que estavam sentados numa forma de círculo, eles questionaram e responderam com muito fervor as indagações.

Percebemos que são jovens com “sede” do saber e que precisamos sempre levar algo inovador para reavivarmos a nossa brilhante Filosofia, porque cada um de nós somos um filósofo, contudo, não sabemos colocá-la em prática por querermos ser bem visto dentro da sociedade, mas não conseguimos e acabamos camuflando o nosso ideal, colocando as máscaras e negando as nossas emoções. Sendo assim, os jovens concluíram que não cuidamos verdadeiramente do nosso ser e diante de toda essa realidade não somos verdadeiros seres humanos dentro da América Latina.
Enfim, valeu muito a pena ter realizado esse trabalho, no Colégio Nilson Ribas.









Com isso, convido a todos que tiverem a oportunidade de transmitir o conhecimento para as outras pessoas que se abrem e levem o verdadeiro amor da sabedoria (Filosofia).